Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Procrastinar Também é Viver

Blogue sobre trivialidades, actualidades e outras nulidades.

Procrastinar Também é Viver

Blogue sobre trivialidades, actualidades e outras nulidades.

José Hermano Saraiva [1919-2012]

   Quando alguém famoso morre, propagam-se pela Internet todo o tipo de homenagens, R.I.P.s e etc. É como se se tratasse de um vírus e todas as pessoas passassem a admirar, de repente, o trabalho (ou simples existência) do falecido ou falecida. De súbito, a figura é amada e relembrada por todos os que, durante a sua vida, nunca se deram sequer ao esforço de a apreciar ou valorizar. A morte traz destas coisas: além de fama acrescida, traz falsos sentimentos ao povinho sobre o certo alguém famoso.


   No entanto, penso que não é o meu caso, desta vez. Morreu hoje, 20 de Julho de 2012, o historiador José Hermano Saraiva, cujos documentários eu fui habituada a ver desde pequena. As curiosidades históricas que recontava eram realmente excepcionais e suponho que fosse exaustivo o trabalho de pesquisa que tais episódios envolviam. Em apenas alguns minutos, conseguíamos ter um vislumbre sobre zonas mais ou menos remotas de Portugal e aprender que este país onde nascemos e vivemos é muito mais do que se julga à partida. Desde as pequenas povoações até grandes centros urbanos, o professor José Hermano Saraiva era capaz de nos contar histórias inacreditáveis sobre a História. Graças a ele, grande parte do nosso património foi preservado e divulgado, tanto internacional como nacionalmente. O programa que apresentava, A Alma e a Gente, permitiu que um público mais vasto pudesse conhecer novos variadas realidades dentro desta pequena faixa com vista para o Atlântico. Foi uma boa aposta no meio televisivo.


   Portanto, quero deixar a minha curta homenagem à figura de José Hermano Saraiva, professor, historiador, advogado e, sem dúvida, um comunicador de excelência. Admirarei sempre o seu trabalho e espero que a sua memória permaneça entre os seus compatriotas durante muito tempo.


 


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.