Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Procrastinar Também é Viver

Blogue sobre trivialidades, actualidades e outras nulidades.

Procrastinar Também é Viver

Blogue sobre trivialidades, actualidades e outras nulidades.

O melhor que um amigo nos pode dizer

pexels-photo-1162964.jpeg

 

Não costumo pensar em mim como tendo resposta para seja qual for o menor problema à face do universo. Eu nem a cozinhar sou boa. Nunca fui popular. Não sei nadar. Sou terrível a matemática, sou daquelas que se perde em contas de subtrair. Sou a mais nova dos meus amigos. Por norma, tenho poucos filtros, falo do coração e com o coração na boca. Às vezes, acho que me acontece tudo sem argumento. Ultimamente, só tenho velejado as ondas da vida ao sabor do vento. Logo se vê. 

 

Mas alguma coisa devo andar a fazer bem. Ontem, uma amiga disse-me que gostaria de ser mais como eu, seguindo o que eu faço e a maneira como lido com diversas situações e pessoas. Isto é o melhor que um amigo nos pode dizer, principalmente se for uma pessoa que tenhamos sempre admirado de volta.

 

Podemos conquistar a admiração de qualquer pessoa, mas conquistar a admiração dum amigo é das melhores sensações possíveis. É preciso tocarmos a fasquia com o efeito em dobro - por vezes, não temos objectividade suficiente para avaliar um amigo em toda a sua plenitude, verdade seja dita; é difícil esquecermo-nos de que aquele indivíduo extremamente competente em tantos domínios é o mesmo a cujos piores momentos nós assistimos na primeira fila.

 

Claro que, inevitavelmente, os nossos amigos vêem algo de especial em nós, ou nem sequer o seriam. Mas chegar ao ponto de nos confirmarem, verbal e abertamente, que querem ser mais como nós... É qualquer coisa.

 

É ainda infinitamente mais saboroso um amigo dizer que quer ser como nós exactamente numa questão que pensávamos não dominar. A minha amiga não me disse "quero dar aulas com a mesma alegria que tu". Ela disse-me, literalmente, "vou adoptar a tua visão de vida" (logo a mim, que me considero cada vez mais míope em tanto assunto). Pelos olhos dos outros, é como se descobríssemos facetas nossas que desconhecíamos e às quais nunca demos importância. Pelos olhos dos outros, descobrimos o quão mais fortes e competentes somos na realidade.

 

O melhor que um amigo nos pode dizer é que somos uma referência, um exemplo a seguir. Não há palavras para descrever tamanha gratidão por esta partilha.

 

Finalmente, proponho: e que tal, para começar bem a semana, dedicarmos dois minutos do nosso dia a elogiar um amigo?