Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Procrastinar Também é Viver

Blog sobre trivialidades, actualidades e outras nulidades. E livros.

Quinze comentários aleatórios sobre Vila Viçosa

23.02.22 | BeatrizCM
 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por BeatrizCM (@beatrizcanasmendes)

 

1. Quando faz frio, faz frio. Quando faz calor, faz calor. Quando chove, há infiltrações.

 

2. Quando chove, é por duas semanas. Quando chove por tanto tempo, há infiltrações. Quando não chove, não há infiltrações, mas também não há pasto. Só há pó.

 

3. As casas do centro da vila são giras, não é? Pois, e têm uns duzentos anos, são feitas aos retalhos e nunca se trocaram as janelas de madeira. 

 

4. Quem semeia boas relações de vizinhança colhe boa reputação e boa comida e legumes de surpresa. E muito mimo, quantidades industriais de mimo.

 

5. Quem consegue arrendar casa em vez de comprar não é rei, nem duque, mas tem a sorte de três, quatro ou cinco princesas da Disney.

 

6. Sorte é, num raio de dez minutos a pé, ter restaurantes, esplanadas, padaria, retrosaria, mercado, supermercado, papelaria, esteticista, cabeleireira, loja dos trezentos e do chinês, mercearia, talho, centro de saúde, veterinário, dentista, massagista, fisioterapeuta, jardim, ringue de futebol e basquetebol, campos de ténis, clube desportivo, sociedade filarmónica, hotéis de charme, hotéis de cinco estrelas e vista para a serra e para os pastos.

 

7. Quase todas as casas têm um terraço no telhado. Se chamarem rooftop, parece coisa fina. Mas não se iludam: a maioria das pessoas só os usa para estender a roupa.

 

8. Alguns dos nossos amigos e familiares devem pensar que vivemos num buraco, no fim do mundo. Até que nos visitam. E ficam a saber que vivemos num conto de fadas, a duas horas de Lisboa.

 

9. Por falar em fim do mundo, a Internet é melhor e mais estável do que na capital e sua área metropolitana.

 

10. Sabem o que também é bom? A gastronomia local.

 

11. Sabem o que é mau? Ganhar dez quilos e/ou borbulhas graças a uma dieta à base de migas, batatas fritas caseiras e porco preto.

 

12. E nem tudo é bom, nem tudo é mau. Há mesmo coisas terríveis, como ter todos os lugares de estacionamento ocupados por turistas em Agosto, e só conseguir deixar o carro a dez minutos a pé de casa, o que, na escala das vilas de 8 000 habitantes, equivale a deixar o carro em Marte.

 

13. Também há coisas óptimas, como viver perto da natureza, ouvir os pássaros de manhã, as fofocas à tarde e os homens bêbedos à noite. A vila é calma, mas nunca monótona. 

 

14. A Vila Viçosa não se chama vale viçoso por acaso. A humidade pode chegar aos 80% no Outono, dentro de casa. Por outro lado, é tudo verde, muito verde, muito fértil. E é difícil deixar morrer as plantas que temos, por muito negligentes que possamos ser.

 

15. Quase toda a gente tem animais de estimação, toda a gente gosta de animais, toda a gente dá festinhas e fala fininho com os animais de toda a gente.

 

16, extra: já vos tinha contado que adoro viver em Vila Viçosa?

3 comentários

Comentar post