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Procrastinar Também é Viver

Blogue sobre trivialidades, actualidades e outras nulidades.

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Sobre criar e consumir: Marketing de Conteúdo - a moeda do século XXI (Rafael Rez)

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Apesar de ter parcialmente pago as propinas da licenciatura ao fazer trabalhos para uma agência de marketing digital, na produção de conteúdos que apareciam em blogs de empresas e personalidades, acho que só no último ano me tenho apercebido de todo o processo envolvido antes, depois e à volta dos ditos posts que eu já escrevo há alguns anos, pessoal e profissionalmente. Não se tratava apenas dum número estabelecido de regras de SEO e copywriting. Comecei a perceber a articulação com as redes sociais, o storytelling, os links afiliados, as estatísticas do analytics... Todo esse aparato fez-me sentir muito curiosa e comecei a procurar mais informação sobre o marketing de conteúdo.


Desde o fim de 2018 que andava a completar a certificação online em Marketing Digital do Atelier Digital Google. Durante as últimas semanas, finalmente deixei de o arrastar e passei a progredir um pouco todos os dias no curso. Então, descobri que, apesar de eu já ter uma noção bastante boa do que se passa na Internet e como funcionam os respectivos algoritmos e mecanismos, ainda não tinha consolidado todas essas impressões numa narrativa coesa que gerasse conhecimento propriamente dito.


Pelo meio, decidi comprar Marketing de Conteúdo - a moeda do século XXI, escrito pelo especialista brasileiro Rafael Rez. Em primeiro lugar, o livro está escrito duma forma muito clara e realmente útil. Depois, toda a paginação e restantes aspectos de design (sobre os quais não percebo nada, mas que me chamam sempre a atenção) constituíram o argumento final.


Para quem é este Marketing de Conteúdo?
Bem, eu não sou extremamente entendida no assunto, mas acho que é sempre útil perceber o outro lado do mercado. Ser uma parte passiva e desinformada no processo de venda (ou produção) e consumo não é para mim. Faço questão de saber o que se está a passar na Internet, já que ando por aqui tanto tempo por dia e alguns dos meus projectos pessoais e profissionais passam pelo seu uso.

 

Não acho que tenhamos de ter em vista tornarmo-nos criadores de conteúdo online para nos informarmos. Se concordam, talvez devam dar uma vista de olhos a este livro. Ainda por cima, há resumos no final de cada capítulo e muitas vezes o texto é apresentado em bullet points, o que facilita a compreensão. Se só alguns temas acerca do marketing de conteúdo vos interessam, também podem consultar o índice para melhor gerirem a vossa leitura.


Marketing de Conteúdo de Rafael Rez é um excelente convite à reflexão relativamente às mudanças que se estão a operar nos negócios por esse mundo fora. Qual é a empresa ou empreendedor individual que não tem um site, blog, página de Facebook ou de Instagram? Então, mais vale saber como fazê-lo de forma a aproveitar os recursos para tornar o negócio presente e relevante para os consumidores e potenciais clientes, que cada vez mais procuram soluções na Internet para os seus problemas ou necessidades.


O resto não me cabe a mim desvendar, até porque há tanto para escrever. Este livro é um manual irrepreensível, quer para criadores, quer para consumidores de conteúdo. Nem todos os tópicos me interessaram da mesma forma, mas sinto que, em conjunto com o curso em Princípios de Marketing Digital do Atelier Digital Google (que já terminei, aproveitando para recomendar a todos os curiosos!), o livro Marketing de Conteúdo contribuiu para a minha actualização de conhecimentos e para começar a experimentá-los em novos projectos. 

 

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E vocês, o que andam a ler ultimamente? Este tema do marketing digital interessa-vos ou preferem outro tipo de leitura? 📚

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