Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Procrastinar Também é Viver

Blogue sobre trivialidades, actualidades e outras nulidades.

Procrastinar Também é Viver

Blogue sobre trivialidades, actualidades e outras nulidades.

Universidade #4 - é possível ser-se bom aluno na faculdade?

Ora beinhe, esta é uma questão que deve interessar a muita gente e que deve dar tanta dor de cabeça a alunos brilhantes no ensino secundário como a alunos mais fraquinhos. No que toca às notas do ensino superior, é tudo muito relativo. Sei de alunos brilhantes no secundário que mal batem um 13 na faculdade, sei de alunos de 12 e 13 no secundário que se saem com uns esplendorosos 17 e 18 sem saberem bem como. Quanto a mim, acabei o 12º ano com média de 16,8 e o 1º ano da licenciatura com 16,9, tendo sido esta última tirada a ferros, mas sem graaaaaaaaaandes maratonas de estudo. 

Não vale a pena alongar-me muito acerca deste assunto, porque ter-se boas notas no ensino superior depende muito do curso que escolhemos, dos professores que nos calham e do nosso verdadeiro interesse nas matérias. Bem podem ser alunos de 18 no secundário, mas podem tirar o cavalinho da chuva se seguirem engenharias e medicinas, arquitecturas e coisas que tais.

 

No entanto, ressalvo que ter-se sido um bom aluno antes de se entrar para a faculdade sempre revela alguma preparação para uma nova etapa, mais exigente. Por outro lado, ser-se um pior aluno no secundário do que na faculdade só prova que, quando estudamos aquilo de que gostamos, tudo se torna mais simples. Ou que simplesmente fomos abençoados com um milagre dos céus.

 

É assim ou não, colegas de armas, livros, fotocópias e apontamentos? Que tal a vossa experiência?

16 comentários

Comentar post