Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Procrastinar Também é Viver

Blogue sobre trivialidades, actualidades e outras nulidades.

Procrastinar Também é Viver

Blogue sobre trivialidades, actualidades e outras nulidades.

Vencedora do livro "Hoje é Melhor Do Que Para Sempre"

Depois de alguma reflexão (com procrastinação pelo meio, claro está!), depois de ficar indecisa entre dois ou três grupos de respostas e de me ter rido com algumas delas (obrigadinha, Srª D. Quadrada!), a minha decisão foi finalmente tomada. Não foi fácil, muito pelo contrário, que a coisa estava renhida e eu não queria que ninguém ficasse a pensar que eu sou uma pessoa muito injusta, terrível, péssima, e que não mereço sequer me leiam o blogue, JAMAIS!

Assim como assim, foi inevitável seleccionar uma vencedora e ela foi a... Sara Santos! Parabéns, querida Sara, por tanto entendimento acerca da procrastinação! Desde que em doses moderadas e que não te dêem cabo do miolo ou da vida, estás à vontade para o fazer a qualquer altura, com o meu devido consentimento (como se alguém precisasse dele, cof cof). Já te envio um e-mail ou, se vires esta mensagem antes, manda-me logo a tua morada.

Para quem tiver curiosidade, as respostas da Sara encontram-se no final desta publicação.

 

 

 

Ao resto das participantes, o meu agradecimento pela sua boa vontade em partilhar a sua experiência de procrastinação e qualquer dia há-de haver mais oportunidades para mais passatempos - isso vos garanto! (Já agora, contarei na próxima publicação, ainda hoje, por que é que vos lancei este desafio.)

 

Até à próxima, com muito boas leituras nos entretantos! :)

 

 

 

***

 

RESPOSTAS DA SARA:

 

1 - Procrastinas muito?
Mais do que devia, menos do que queria...

2 - Por que é que achas que as pessoas procrastinam? E tu, por que é que o fazes?

As pessoas procrastinam, na minha opinião, porque procrastinar é um meio saudável de viver em conjunto com as atividades profissionais que desempenhamos. Na nossa vida tudo deve ser balanceado e devemos ter momentos de procrastinação com outros de trabalho. As pessoas, por isso, procrastinam para recarregar forças no fundo. Eu, por outro lado, ando sempre cansada por isso ando em constante procrastinação. Numa analogia perfeita, eu diria que se o nosso corpo é 70% àgua, eu sou 70% procrastinação e os outros 30%... bem, seguramente não são todos trabalho...

3 - As pessoas que te rodeiam procrastinam muito?
Estou rodeada de procrastinadores! Quando eu penso que já estou a procrastinar demasiado e devia ir estudar, basta-me ir ao Facebook e ver todos os meus colegas de turma a procrastinar para me consolar um bocadinho. Mas logo a seguir, deixo-os a procrastinar e vou mesmo estudar.

4 - O que é "procrastinar demasiado" para ti?
Procrastinar demasiado para mim é quando procrastinar substitui o necessário tempo de trabalho, ou seja, quando procrastinamos em vez de trabalhar/estudar e deixamos de cumprir as nossas obrigações.

5 - Como te sentes depois de "procrastinares demasiado"? Frustrad@, irritad@, satisfeit@, descansad@, ainda mais cansad@...?
Procrastinar é aquilo que eu chamo um verdadeiro ciclo vicioso, quanto mais procrastinas mais queres procrastinar e menos queres trabalhar. Daí que me sinto um pouco frustrada, pois procrastinar deveria dar-me alento para o trabalho e não, dá-me cada vez menos vontade de trabalhar e mais de procrastinar!

6 - Procrastinação = preguiça?
Sim, na maior parte das vezes. Mas também à situações em que a procrastinação é necessária para relaxar, ao fim de cumprirmos a nossa obrigação no trabalho ou na escola. Por isso, posso concluir que a procrastinação é necessária para a nossa sanidade mental, mas temos sempre que ter em conta que os limites da procrastinação não devem ultrapassar os limites do trabalho.

Conclusão: acho que nunca na minha vida conjuguei tantas vezes o verbo procrastinar!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.